* Ellen Johnson Sirleaf foi a primeira mulher a ser eleita presidente em África, cargo no qual "tem contribuído para a paz na Libéria, para a promoção do desenvolvimento económico e social e para reforçar a posição das mulheres".
* A liberiana Leymah Gbowee conseguiu "mobilizar e organizar as mulheres de etnias e religiões diferentes a fim de conseguir acabar com a guerra na Libéria e garantir a sua participação nas eleições".
* Já Tawakul Karman liderou movimentos de luta pelos direitos das mulheres e pela democracia e paz no Iémen, antes e durante a "primavera Árabe".
Da esquerda para a direita, Ellen Johnson Sirleaf, Tawakkul Karman e Leymah Gbowee |
E sem dúvida alguma este prémio não poderia ser melhor dividido pois estamos perante três grandes mulheres, grandes exemplos para a Humanidade.
2 comentários:
mas mesmo assim penso que se fosse para um homem só teriam dado um prémio mas como eram mulheres decidiram dividir o prémio para não ser tão ' importante ' --.
ass: Isabel.
Hei Isabel, acho que não! Creio até que ao serem 3 de uma só vez causará mais impacto do que uma apenas. É de qualquer modo um belíssimo reconhecimento.
Enviar um comentário